Visitas ao Blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A Classe Média no Brasil

Quem é a classe média no Brasil? Pergunta difícil de responder até mesmo para os sociólogos e cientistas políticos. Para o pesquisador André Salata da PUCRS, representa as camadas socioeconomicamente mais privilegiadas da população: aqueles que possuem educação superior, renda alta, plano de saúde, frequentam teatros, cinemas, e fazem viagens internacionais. Esta conclusão foi extraída da sua pesquisa que retrata a percepção da população brasileira em relação ao conceito.
Segundo o site Esquerda Marxista, ser classe média não tem a ver com ter rendimentos acima de determinada quantia ou abaixo de outra... nós vemos as classes de acordo com sua função no sistema econômico. Sua camada superior confunde-se à classe da grande burguesia, dos capitalistas... enquanto sua camada inferior confunde-se ao trabalhador assalariado, proletário.
A solução sempre foi considerá-la ou como parte da classe dominante (a menos dominante), ou como parte dos pobres (a menos pobre); nem uma coisa nem outra, ela é sempre a menos rica ou pobre. A declaração do professor Eduardo Guerreiro B. Losso traduz muito bem a imprecisão e até a subjetividade das definições. 
Jessé Souza (A Elite do Atraso, 2019, GMT Editores Ltda., p. 176 a 178) a define como uma classe intermediária, entre a elite do dinheiro, de quem é uma espécie de “capataz moderno”, e as classes populares, a quem explora, ela tem que se autolegitimar tanto para cima quanto para baixo... é a classe por excelência da [falácia da] meritocracia e da [pretendida] superioridade moral. 
Por fim, eu acrescentaria que, entre a impassível “classe dominante” e a temerosa “classe popular”, a "classe média" assemelha-se a um caldeirão onde fervem vaidades, rancores, anseios e pretensões, e que é justamente neste caldo que ela encontra o seu dinamismo e a sua pujança.

CONTINUA